Bruno Malias propõe Frente Parlamentar em defesa da Lei de Incentivo ao Esporte Permanente
- comunicacaobrunoma
- 18 de jun.
- 2 min de leitura

Foi protocolado na Câmara Municipal de Vitória o requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Lei de Incentivo ao Esporte Permanente, de autoria do vereador Bruno Malias. A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com o fortalecimento do esporte como política pública estruturante para inclusão, desenvolvimento humano e crescimento social e econômico.
A proposta surge em um momento decisivo para clubes, associações, entidades de base e profissionais do setor esportivo, que enfrentam incertezas quanto à continuidade da Lei de Incentivo ao Esporte. Desde sua criação, a legislação já beneficiou mais de 15 milhões de brasileiros e viabilizou mais de 35 mil projetos esportivos em todo o país. Apenas em 2024, foram 6.664 projetos apresentados e mais de 1 milhão de pessoas atendidas.
Bruno ressalta que a Frente será um espaço de diálogo direto com clubes formadores, federações, projetos sociais e lideranças comunitárias que veem no esporte uma ferramenta de cidadania, saúde e educação. “Essa frente nasce para quem vive e trabalha com o esporte na prática: professores, fisioterapeutas, dirigentes, mães e pais de atletas, treinadores e gestores. A gente precisa dar voz e permanência a essa política pública que transforma vidas todos os dias”, destaca.
Além da criação da Frente, Bruno Malias tem defendido a implantação de um Programa de Aceleração para o Futebol Profissional Capixaba, com foco específico nos clubes da Série A do Campeonato Capixaba. A proposta prevê que, para receber recursos públicos, os clubes atendam a critérios como manutenção de categorias de base, equipes femininas, qualificação como clubes formadores e melhoria da infraestrutura — incluindo gramados padronizados e espaços adequados para treinamento e competição.
Outro ponto celebrado pelo parlamentar é o avanço do Projeto de Lei nº 347/2025, apresentado pelo Governo do Estado, que estabelece repasses financeiros para equipes capixabas classificadas para competições nacionais. Os valores variam conforme a série disputada, partindo de R$ 100 mil para a Copa do Brasil, chegando a até R$ 1 milhão. Bruno lembra que essa política também foi indicada pelo seu mandato, como forma de garantir incentivo e valorização aos clubes locais.
Bruno Malias é professor e mestre em Educação Física, tetracampeão mundial de futebol de areia e atual vereador de Vitória. Sua trajetória dentro e fora do esporte embasa a atuação política com foco em políticas públicas voltadas para qualidade de vida, saúde preventiva, desenvolvimento humano e inclusão social através do esporte.
“A luta pela permanência da Lei de Incentivo ao Esporte é coletiva. Agora é hora de unir forças com quem acredita no esporte como ferramenta de transformação. Essa frente é para isso: defender, ampliar e tornar o incentivo ao esporte uma política de Estado”, finalizou Bruno.
Comments